19 de agosto – Um ótimo dia para oxigenar as ideias ;)

Rede coletora Santo Antônio passa por inspeção de qualidade em Mogi Mirim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp


Depois de implantados 5.125,25 metros da rede do Coletor Tronco Santo Antônio, a SESAMM (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim), está executando o serviço de videoscopia/endoscopia da rede.


O objetivo é verificar a qualidade do serviço executado e averiguar possíveis falhas como: infiltração excessiva, deformação da tubulação, integridade das conexões e identificação de pontos de flexão da tubulação (selagem), que podem influenciar no escoamento do esgoto de forma técnica e ordenada.


A avaliação é feita por meio de uma videoinspeção, realizada por um robô equipado com câmera automatizada e controlado de forma remota. O robô percorre a tubulação e envia as imagens para um equipamento com software de controle operacional, que permite a captura e gravação dessas imagens e vídeos, posteriormente usados para a elaboração do laudo técnico. Toda a inspeção da rede coletora pôde ser acompanhada ao vivo através de um monitor.


As obras de implantação dos coletores-tronco e interceptores fazem parte do plano de ampliação de tratamento de esgoto do município. Aliado a essas obras, a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) implantou mais um sistema de pré-tratamento, reator biológico e decantador, aumentando sua vazão de tratamento de 150 para 225 litros por segundo.


Com a conclusão das obras, a previsão é de que o município tenha aproximadamente 95% do seu esgoto tratado.