9 de dezembro – Um ótimo dia para oxigenar as ideias ;)

Qatar fecha o cerco e aumenta ainda mais restrições para a Copa

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Depois de alguns pedidos de autoridades locais, agora o país confirmou que não será permitido a venda de cerveja no arredores do estádio

E as restrições na Copa do Mundo não param de aumentar para quem for acompanhar os jogos no país. A última notícia que pegou os turistas de surpresa foi que não poderá ser comercializada bebidas alcoólicas – em especial a cerveja – nos arredores dos estádio na hora dos jogos. A decisão passa pela lei no país que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em lugares abertos.

Sendo assim, o único local em que haverá venda de cervejas será nas chamadas Fan Fest e apenas em uma janela de quatro horas, entre 19h e 1h do horário local. Os hotéis – em sua maioria redes internacionais – também podem comercializar bebidas, mas apenas dentro do local e para quem estiver hospedado, também com limitações. Somente quem estiver nos camarotes dos estádios poderá usufruir da bebida durante as partidas. O valor do copo de meio litro segue em torno de R$ 75. Além disso, o limite de quatro copos por pessoa, para evitar o excesso de consumo, deve prevalecer.

E a questão da cerveja não é a única que tem gerado problemas pro lá. Em outubro, um cartaz de boas vindas ao Qatar gerou revolta e aumentou as acusações sobre a violação dos Direitos Humanos que o país vem sendo alvo de todos os lados. Nele era apontado uma série de restrições, que visam gerar o respeito à cultura e aos costumes locais.

Entre as proibições estão afeto público, relacionamentos homossexuais, andar com roupas que mostram os ombros e as pernas – no caso das mulheres, especialmente – tirar fotos em frente a locais que pertençam ao Governo, como o palácio e as sedes oficiais. Além é claro, de consumir álcool em locais públicos.

Mesmo com o cartaz circulando nas redes sociais, o Comitê Organizador da Copa, divulgou uma nota oficial garantindo que os direitos de todos seriam respeitados durante o Mundial e reforçou o convite para os turistas irem até o Qatar acompanhar de perto a Copa, que é a mais cara de toda a história.

– A arte “Qatar Welcomes You” que está circulando nas redes sociais não faz parte de nenhuma fonte oficial e contém informação factualmente incorreta. Nós pedimos fortemente aos fãs e visitantes que confiem somente em fontes oficiais dos organizadores do torneio para aviso de viagem para a Copa do Mundo deste ano no Catar. O Supremo Comitê para Entrega e Legado, a Copa do Mundo de 2022 e a Fifa em breve vão divulgar um guia extenso que contesta muitas das informações que estão circulando – escreveu o Comitê, completando:

– Os organizadores do torneio têm sido claros desde o início de que todo mundo é bem-vindo para visitar o Catar e curtir a Copa do Mundo de 2022. O Catar sempre foi uma nação aberta, tolerante e acolhedora. Fãs internacionais e visitantes durante a Copa do Mundo poderão experimentar isso em primeira mão.

Entre outras proibições que estão no Qatar – e algumas podem até levar à prisão – é importar produtos suínos para o país, devido à religião, em sua maioria muçulmana, que não consome carne de porco. Xingar e fazer gestos obscenos também pode ser considerado crime de detenção. Na Inglaterra, entre os alertas estão a forma como os turistas devem falar com os policiais. Todo cuidado é pouco.

Fonte: Lance!