19 de agosto – Um ótimo dia para oxigenar as ideias ;)

ICA e Rede Circo do Mundo anunciam e realizam II Festival de Circo Social Nossa América em Mogi Mirim (1 a 6 de agosto)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

A segunda edição promete movimentar o turismo e cultura de Mogi Mirim em ações descentralizadas gratuitas ao longo de 6 dias de programação.

Sobre o ICA

O ICA foi fundado em 1997, em Mogi Mirim, por Sofia Mazon, bem como por inúmeras pessoas da comunidade que envidaram esforços em conjunto para a concretização desse projeto.

Nos primeiros anos de trabalho, algumas atividades artísticas começaram a ser desenvolvidas sendo gradativamente reconhecidas pelas crianças, adolescentes e jovens atendidos e pela comunidade.

De forma contínua, as diferentes linguagens da arte institucionalizaram-se como uma eficaz e atraente alternativa educativa, tornando o ICA uma organização de vanguarda em sua utilização como ferramenta de transformação e desenvolvimento integral. Surgia, dessa forma, uma nova alternativa educativa, de desenvolvimento integral e de participação social ativa em Mogi Mirim, consolidando a arte-educação como uma potente ferramenta de transformação social e desenvolvimento de competências humanas, sociais, artísticas e educacionais.

Reconhecida por seu trabalho pioneiro e multiplicador e estando entre as melhores organizações do país na área da educação e cultura, o ICA se apresenta como um espaço que valoriza o ser humano, que promove o auto conhecimento, a auto estima, o senso crítico e possibilita escolhas mais conscientes. Atualmente, o ICA inicia uma nova etapa, consolidada pela construção de sua nova sede e pela multiplicação de sua metodologia por meio da articulação com diferentes equipamentos locais, potencializando o acesso da população, em especial de crianças, adolescentes e jovens a todos os benefícios que a arte possibilita.

O Festival

Danilo Alberti (assessoria de imprensa e articulador social do ICA) disse que Mogi Mirim foi a cidade escolhida para ser a sede da segunda edição do Festival de Circo Social Nossa América: “Estamos imensamente felizes em sediar a segunda edição do Festival, justamente no ano em que o ICA completa 25 anos de existência. Comemorar o circo em suas mais variadas formas é muito simbólico para todos nós. […] Desejo que toda a população aprecie e viva a programação, que foi cuidadosamente pensada e preparada“.

A Educadora Social e também Vice-presidenta Maria Isabel Sonme informou que sob responsabilidade da Rede Circo do Mundo Brasil (RCM-Br), gestão local do ICA e com apoio da Unicamp, através da FEF (Faculdade de Educação Física) e Grupo de Pesquisa em Circo (CIRCUS), o festival será realizada de 1 a 6 de agosto.

Programação

A programação será diversificada e gratuita contendo eventos formativos e oficinas artísticas. No decorrer da programação, organizações circenses de todo o Brasil debaterão questões de direitos culturais, o circo na pandemia, os desafios na formação de profissionais, dentre outros temas pertinentes à atualidade.

Em complemento às atrações artísticas de pessoas de nossa região e até mesmo de outros estados, também serão realizadas intervenções urbanas como carreata de abertura e palhaceata.

Além das apresentações desses grandes artistas de nosso país, teremos a participação da Trupe Circense FLIP Fabrique, de Quebec, com o espetáculo “Blizzard”, que será exibido de forma online.

Gean Oliveira, que é orientador cultural no ICA, atualmente, enfatizou: “queremos que, ao longo dessa semana, a população viva a arte circense de diversas maneiras, seja na rua, no palco, ou em um debate. Esses movimentos reforçarão o quanto a arte é essencial para a vida em sociedade e ter acesso a eles é um direito de todos!”.

As organizações participantes do II Festival são referências nacionais na temática do circo social, explicou Maria Isabel, que são: Associação Londrinense de circo (Londrina-PR), Circo Alegria (Toledo-PR), Circo Laheto (Goiânia-GO), CircoLo Social (Búzios-RJ), Escola Pernambucana de Circo (Recife-PE), Instituto Pombas Urbanas (Cidade Tiradentes-SP) e a Anfitriã ICA – Instituição de Incentivo à Criança e Adolescente de Mogi Mirim (Mogi Mirim-SP).

PRONAC

O festival é realizado através do PRONAC (Programa Nacional de Apoio a Cultura) da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, além de contar com o patrocínio das empresas WLM e Cartoníficio Valinhos. Também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Mogi Mirim.

Ingressos

As apresentações são disponíveis a todas as pessoas de forma gratuita. Os espetáculos em “Palco Aberto”, ou seja, nas praças e locais públicos não precisam de ingressos. Porém, as oficinas, rodas de conversa, etc., é preciso que se retire os ingressos presencialmente na Sede do ICA.

Informações

A programação completa pode ser conferida em: festival.redecircodomundo.org.br