Dor abdominal por segurar pum não é rara: entenda o quadro que levou a ex-BBB Pocah a ser internada

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

A cantora Pocah relatou em seu perfil no Twitter que acordou na segunda-feira com uma dor “surreal” na barriga e que precisou buscar atendimento médico. Segundo a ex-participante do BBB 21, o diagnóstico dos médicos é que as dores foram resultado de reter as flatulências, ou como traduziu Pocah, “peido preso”.

Médicos ouvidos pelo g1 dizem que condição não é rara, mas que cuidados clínicos resolvem a condição.

“Não é muito raro não, mas pouco divulgado sim. Realmente isto pode acontecer, ou seja, os gases intestinais que precisam ser eliminados podem, por vários fatores, ficarem retidos causando dor e distensão abdominal até serem eliminados“, afirma o gastroenterologista Flávio Quilici.

O gastroenterologista Ricardo Barbuti também afirma que o quadro não é incomum. “Se você tiver uma quantidade aumentada de gás dentro do abdômen, isso vai provocar uma distensão do intestino e normalmente o que provoca cólica é realmente a distensão das alças intestinais“, explica.

O médico Flávio Quilici comenta que é comum haver situações que não estão propriamente relacionadas com a tentativa de segurar os puns, como ocorreu com a cantora.

O que obstrui a passagem é um espasmo na região do cólon chamada de sigmoide. Pode ocorrer por fatores como ansiedade, tensão, e etc. Geralmente a evolução é boa, resolvendo com cuidados clínicos“, afirma Quilici.

O princípio que causa a dor é o mesmo que levou o presidente Jair Bolsonaro a ser internado, uma obstrução intestinal ( um bloqueio parcial ou total da passagem das fezes pelo intestino).

Que nada mais é do que uma quase um entupimento do das alças intestinais, e isso leva então uma dilatação e provoca muito dor muito intensa“, explica Barbuti.

Entretanto, os motivos que causaram a expansão das alças intestinais são diferentes em cada caso: os médicos relatam que a mais recente obstrução do presidente teve relação com um camarão não mastigado corretamente.

Já Pocah diz ter evitado soltar os puns.

Meninas não tenham vergonha de peidar na frente do boy porque vergonha mesmo é não deixar o boy dormir sentindo dor, ir pro hospital com o boy e o laudo ser: PEIDO PRESO“, escreveu a cantora.

Soltar gases é normal

Soltar gases intestinais é um processo fisiológico natural aos seres humanos. Segundo especialistas, um adulto saudável emite, em média, cerca de 1,5 litro de gases por dia, sendo a maior parte durante o sono.

A maior parte dos gases que a gente produz não tem cheiro porque são produzidos por nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, metano e gás carbônico, e esses gases não produzem mau cheiro“, explicou a nutricionista Adriana Lauffer em reportagem publicada em agosto de 2021.

Fonte: G1.