Caravana sobre Educação no Trânsito impacta escolas em seis cidades em apoio ao Maio Amarelo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

A Caravana Renovarte traça, a partir do dia 23 de maio, um itinerário pelo estado de São Paulo, com passagem em escolas de seis cidades – Mogi Mirim, Casa Branca, Águas da Prata, Espírito Santo do Pinhal, Mogi Guaçu e Estiva Gerbi – para falar sobre Educação no Trânsito.

O projeto, em apoio ao Maio Amarelo – movimento internacional de conscientização para a redução da mortalidade no trânsito – consiste em atividades lúdicas que envolvem intervenções cênicas gamificadas, apresentação da peça teatral “Amigos do Baobá em: De quem é a rua?”, entrega de 2.100 revistinhas informativas aos alunos e a promoção de um workshop para os professores.

A Caravana é pensada, desenhada e planejada com um olhar voltado a uma causa urgente na realidade social, e busca inspirar através de uma educação transformadora, trazendo várias ferramentas que facilitarão o trabalho do professor em sala de aula. Com uma programação de ocupação do espaço escolar, os alunos e professores serão envolvidos por diversas ações que estimulem a reflexão sobre o trânsito seguro.

Para que os ensinamentos vão além do ambiente escolar, cada aluno receberá uma revistinha informativa com diversas atividades e ilustrações sobre a Caravana. A proposta é reforçar os aprendizados por meio de atividades gamificadas – que utilizam a lógica dos jogos – de forma que o estudante aprenda ativamente, de maneira interativa e divertida, e seja estimulado a jogar com seus pais ou responsáveis.

A história do espetáculo “Amigos de Baobá em: De quem é a rua?” inicia com o João, um estudante que recebe uma tarefa muito complicada: escrever uma redação com o tema “De quem é a rua?”. Estimulado por essa questão e amparado por amigos de várias partes do mundo, ele entra em uma grande aventura pelas trilhas do conhecimento.

Nesse caminho, construído também com toques de humor e poesia, João passa a compreender o poder do respeito e da boa convivência em tornar qualquer lugar muito especial.

Através de quatro divertidas intervenções cênicas, guiadas por carismáticos personagens do cotidiano das ruas, avenidas e estradas do Brasil, os alunos serão convidados a um passeio por divertidas histórias que irão ensinar muitas coisas sobre o mundo do trânsito – como as regras, a segurança, a atenção e a paciência.

Enquanto os alunos acompanham o espetáculo e as intervenções cênicas, os docentes da escola receberão uma atividade especialmente pensada para eles. O workshop aborda o caminho do conhecimento até hoje e apresenta formas criativas de se ensinar. Ao final, cada participante ainda recebe um kit personalizado contendo um bloco de notas, uma caneta e um post it.

Incentivadora do projeto nos municípios citados, a Renovias, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, acredita no poder de transformação das comunidades através de projetos sociais, culturais e esportivos que venham a somar na construção de um mundo mais justo e com mais oportunidades. Por isso, ações como a “Caravana Renovarte” são apoiadas pela concessionária.

A produção é da Renovarte Produtora Cultural, que promove, por meio da cultura e da arte, projetos de transformação social e sustentável para formar pessoas por meio da valorização do ser humano, da criatividade, do desenvolvimento e da comunicação.

O projeto tem apoio das Prefeituras Municipais de Águas da Prata, Casa Branca, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Mogi Guaçu e Mogi Mirim, através de suas Secretarias de Educação.

SERVIÇO:

Caravana Renovarte – Educação no Trânsito

PROGRAMAÇÃO

23/05 – Mogi Mirim: EMEB Prof. Alfredo Bérgamo

24/05 – Casa Branca: EMEB Carlos Correa Mascaro

25/05 – Águas da Prata: EMEB Felippe Urtado Serrato

26/05 – Espírito Santo do Pinhal: EE José dos Reis Pontes

27/05 – Mogi Guaçu: EMEF Jd. Santa Terezinha II – CAIC

30/05 – Estiva Gerbi: EMEF Adélia Caleffi Gerbi e EMEB Rosa Elisa Correa Alves

O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) está disponível 24 horas por dia aos clientes da Renovias. Para acioná-lo, basta ligar para o número 0800 055 9696 ou usar um dos telefones de emergência, implantados a cada quilômetro. Condições antecipadas do tráfego e dicas de segurança podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br.

A malha viária da Renovias faz a interligação entre Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas Gerais através das Rodovias SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 quilômetros.