O prazo para que os jovens tirem o Título de Eleitor termina hoje (4), e em uma escola de Brasília, uma estudante tem feito uma campanha de conscientização entre os amigos.
Sofia Moral está no segundo ano do Ensino Médio e faz ações dentro da escola para ajudar jovens no processo eleitoral.
Nos cartazes, ela deixou impresso um QR Code que direciona à página da Justiça eleitoral, na qual estudantes podem solicitar o Título de Eleitor e tirar algumas dúvidas.
Campanha a favor do voto
Sofia recebeu autorização dos coordenadores da escola onde estuda para iniciar a campanha. Assim, ela se reuniu com seus colegas para confeccionarem e afixarem cartazes pela escola, convidando alunos e alunas para que participem das eleições deste ano.
Durante o intervalo, estudantes também falam na rádio do colégio sobre a importância de exercer o dever cívico de votar.
Aos 16 anos, Sofia já está com o título eleitoral nas mãos. “Eu percebo que pelo fato de o voto ser facultativo nesta idade os jovens preferem deixar para votar aos 18 anos, quando for obrigatório”, observa.
Nada partidário
“Não é nada partidário. O voto é um direito que conquistamos, com muitas lutas, de escolher quem vai nos representar, e não deve ser desperdiçado”, enfatiza a estudante.
Além dos cartazes e das inserções na rádio, Sofia publicou um texto na primeira edição do jornal Folha Champagnat, que começou a circular no colégio na última quinta-feira (28/05).
Não deixe falarem por você, vote!
O título do artigo era “Não deixe falarem por você, vote!”. A estudante comenta que é preciso aproveitar todos os meios para conscientização.
“É preciso usar todos os espaços para chamar a atenção dos jovens sobre essa importante ferramenta que temos para exercer a democracia”, avalia.
Campanha pelo voto
Além da Sofia, diversos anônimos e famosos têm feito campanhas para que jovens tirem o Título de Eleitor e participem das eleições agora em 2022.
Fonte: Com informações do SNB.