Aluna faz campanha pelo 1º voto. Prazo para tirar Título termina hoje!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

O prazo para que os jovens tirem o Título de Eleitor termina hoje (4), e em uma escola de Brasília, uma estudante tem feito uma campanha de conscientização entre os amigos.

Sofia Moral está no segundo ano do Ensino Médio e faz ações dentro da escola para ajudar jovens no processo eleitoral.

Nos cartazes, ela deixou impresso um QR Code que direciona à página da Justiça eleitoral, na qual estudantes podem solicitar o Título de Eleitor e tirar algumas dúvidas.

Campanha a favor do voto

Sofia recebeu autorização dos coordenadores da escola onde estuda para iniciar a campanha. Assim, ela se reuniu com seus colegas para confeccionarem e afixarem cartazes pela escola, convidando alunos e alunas para que participem das eleições deste ano.

Durante o intervalo, estudantes também falam na rádio do colégio sobre a importância de exercer o dever cívico de votar.

Aos 16 anos, Sofia já está com o título eleitoral nas mãos. “Eu percebo que pelo fato de o voto ser facultativo nesta idade os jovens preferem deixar para votar aos 18 anos, quando for obrigatório”, observa.

Nada partidário

Não é nada partidário. O voto é um direito que conquistamos, com muitas lutas, de escolher quem vai nos representar, e não deve ser desperdiçado”, enfatiza a estudante.

Além dos cartazes e das inserções na rádio, Sofia publicou um texto na primeira edição do jornal Folha Champagnat, que começou a circular no colégio na última quinta-feira (28/05).

Não deixe falarem por você, vote!

O título do artigo era “Não deixe falarem por você, vote!”. A estudante comenta que é preciso aproveitar todos os meios para conscientização.

É preciso usar todos os espaços para chamar a atenção dos jovens sobre essa importante ferramenta que temos para exercer a democracia”, avalia.

Campanha pelo voto

Além da Sofia, diversos anônimos e famosos têm feito campanhas para que jovens tirem o Título de Eleitor e participem das eleições agora em 2022.

Fonte: Com informações do SNB.